EvenTOs

O EvenTOs: Comunicação e Atualização em Terapia Ocupacional teve início em abril do ano de 2008, uma idéia do Terapeuta Ocupacional Gabriel Gularte da Silva. Nesta época enquanto estudante sentia dificuldade de participar dos acontecimentos acerca da profissão, já que as notícias relacionadas não abrangiam seu grupo de comunicação ou eram insuficientes para tamanha curiosidade. Não obstante resolveu organizar informações, acontecimentos, novidades, campanhas, oportunidades, pedidos e notícias em um documento de texto virtual, abrangendo seu grupo de comunicação virtual (mailing), com alcunha de EvenTOs. Por mais ínfimo que fosse o conteúdo o objetivo era de aumentar com o tempo seu conteúdo, devido sempre convocar as pessoas a socializarem suas informações.

Atualmente configura-se como um espaço de troca com periodicidade quinzenal, abrangendo mais de 400 pessoas, além das redes de grupos virtuais espalhadas por todo o Brasil e algum alcance internacional. Este formato de agenda circula pelos estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional (da lista de contatos), onde socializam suas informações e novidades formando uma rede de comunicação de construção coletiva, otimizando o contato entre as pessoas da profissão, no sentido de estar pertencente e atuante enquanto categoria, além de atualizado sobre a profissão. Isto acarreta também aos recebedores/informadores – chamado de “EvenTOantes”, se programarem quanto a datas e estarem informados para eventos e capacitações.

 A proposta do periódico não descarta as redes pessoais de comunicação, nem se propõe a ser centralizador de informação, visto que os EvenTOantes utilizam os recursos da internet (obviamente incluindo o EvenTOs) como sendo mais um meio, de propagação, consumo e troca de informações.

 Algumas sugestões elucidam cordialmente idéias para ampliação do periódico com intuito de incluir novos nós a rede EvenTOs e aumentar atuação e produção dos EvenTOantes. As propostas apontam estratégias em recursos mais atualizados como web sites, blog ou mesmo materiais impressos. A dimensão real de abrangência é uma incógnita já que grande parte dos EvenTOantes indicam ou encaminham o EvenTOs.

Portanto seja qual for o alcance da informação, que seja recebida com um olhar critico e solidário, no intuito de participação. E que estas sejam ensolaradas no concreto, no âmbito de sociedade, cidadania e calor humano; tal como campanhas, encontros, entrevistas, reuniões, concursos ou mera conversa com a pessoa ao lado, ou seja, que o sentido da comunicação tenha o que é seu de direito: O contato real com o outro.

Terapeuta Ocupacional Gabriel Gularte da Silva

contato: gularte2001@yahoo.com.br